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                                                                                   APRESENTAÇÃO

                                                                                                                                                           Fabiane de Andrade Leite

                                                                                                                                                     Márcia Adriana Dias Kraemer

  O I SELICEN - Seminário das Licenciaturas – PIBID.PRP.UFFS e o II SILE - Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul unem-se em um Evento acadêmico-científico representativo dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Organizado por uma comissão interdisciplinar, formada por docentes, discentes e técnicos da UFFS e das escolas conveniadas à IES, o Evento conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa de Residência Pedagógica – PRP, ambos subsidiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A intenção do Evento é a de:

  1. promover o debate acadêmico-científico sobre a formação docente, com ênfase no conhecimento profissional, para a promoção de possíveis e necessárias adequações dos currículos e das propostas pedagógicas dos cursos de licenciaturas da UFFS;
  2. socializar estudos que fomentem a importância do fortalecimento das licenciaturas no cenário educacional brasileiro e internacional;
  3. propiciar um espaço de articulação das discussões procedentes das vivências e experiências relativas à práxis docente, dirigidos à comunidade interna e à externa da UFFS;
  4. divulgar e popularizar resultados de práticas acadêmico-científicas e didático-pedagógicas, com foco no ensino e na aprendizagem, nos estudos em educação e em linguagens, desenvolvidos tanto no PIBID.PRP.UFFS como em outros programas de ensino, pesquisa e extensão.

A tecitura do I SELICEN constrói-se a partir Resolução n. 2/2017/CONSUNI/CGAE, que  aprova a Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Universidade Federal da Fronteira Sul, 2017) e dos objetivos propostos na Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023, da UFFS, com destaque para: “IV - promover o acesso à Ciência, Tecnologia e Cultura [...]; V - integrar as atividades de Ensino de Graduação com as de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação; VI - desenvolver programas e projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, articulados com as demandas regionais e nacionais; VII - formar profissionais em diferentes áreas de conhecimento aptos a se inserirem nos setores profissionais no âmbito regional e nacional [...]” (Universidade Federal da Fronteira Sul, 2019, p. 35-36).

A proposta respalda-se no Regulamento do PRP, Portaria n. 82, de 26 de abril de  2022, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Brasil, 2022a): “I - fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; II - contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; III - estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; IV - valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e V - induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.” (Brasil, 2022a).

Também, fundamenta-se na Portaria  n. 83, de 27 de abril de  2022, do PIBID que objetiva: “I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; II - contribuir para a valorização do magistério; III - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; V - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; VI - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.” (Brasil, 2022b).

O II SILE, por sua vez, subsidia-se nas Diretrizes que norteiam a Política Linguística da UFFS as quais preconizam a: i) defesa da diversidade linguística e cultural da Fronteira Sul, com a valorização do português, do espanhol e de todos os idiomas e culturas da região, incluindo as línguas indígenas (Guarani, Kaigang…), Libras e os dialetos regionais, visando a convivência pacífica e solidária entre os povos, em ambos os lados da fronteira; ii) valorização do patrimônio linguístico e da cultura dos países de língua portuguesa; iii) democratização do acesso à aprendizagem de línguas, tanto da comunidade acadêmica quanto regional à UFFS; iv) colaboração com as escolas públicas de Educação Básica com vistas à melhoria do ensino de Línguas; v) promoção da proficiência linguística dos membros da comunidade acadêmica, visando a inserção e a projeção da UFFS no contexto científico internacional; vi) integração das várias instâncias da UFFS envolvidas com o ensino de línguas e com a internacionalização (Universidade Federal da Fronteira Sul, 2018).

Além desses pressupostos, em vista do momento sócio-histórico-cultural em que se insere e considerando as diretrizes elencadas, a Comissão Organizadora do I SELICEN e do II SILE respalda-se nos eixos de atuação da Política Institucional e Linguística da UFFS que se referem à criação de condições para a ampliação do intercâmbio de conhecimentos com instituições nacionais e internacionais, a fim de valorizar a diversidade das múltiplas culturas e língua(gens), seja no ensino, na pesquisa e/ou na extensão. Propõem-se, por conseguinte, atividades com participação de professores convidados, tanto da UFFS quanto de outras IES, em âmbito nacional e internacional. As ações categorizam-se em: conferências, mesas de debate; mostras culturais; oficinas; palestras; rodas de conversa; comunicações coordenadas; pôsters e simpósios temáticos.

Dessa forma, o Evento promove os saberes formativos na área das licenciaturas, diferentes linguagens e culturas, contribuindo ao (re)conhecimento das raízes locais do entorno da UFFS, bem como à integração das experiências e das vivências com outros povos, em âmbito nacional e internacional. Propicia, dessa forma, a organização de espaços de discussão acerca: i) da formação inicial e continuada de docentes; ii) da elaboração de estratégias de ensino direcionadas a estudantes de licenciaturas cuja língua materna não é o português; iii) da promoção de atividades de divulgação e de valorização das culturas de povos e países representados na comunidade acadêmica; iv) do aprimoramento acadêmico, ampliando o conhecimento específico docente e discente, por meio do estudo dos conteúdos socializados nas atividades propostas; v) da difusão de ações de pesquisa, de ensino e de extensão, com viés nas ciências humanas, sociais e da língua(gem); vi) da integração entre o Ensino Superior e o Ensino Básico, a partir da interação de seus partícipes.

Com efeito, o Evento integrado mostra-se em consonância com os objetivos propostos em seu projeto de ação, alicerçados na tríade ensino – pesquisa – extensão, de acordo com o perfil do egresso almejado pelos cursos de licenciatura da UFFS, contribuindo ao seu cumprimento e possibilitando aos acadêmicos participarem de uma atividade formativa, gerida por profissionais da educação comprometidos e especializados no trabalho de formação docente. Além disso: i) oportuniza  a reflexão analítica e crítica sobre os fenômenos em âmbito educacional, linguístico, psicológico, social, ético, estético, histórico, cultural, político e ideológico relacionados direta ou indiretamente às licenciaturas; ii) fomenta o debate reflexivo acerca de perspectivas teóricas e metodológicas de ensino e de aprendizagem adotadas nas investigações pedagógicas e linguísticas, para a melhor fundamentação do acadêmico em sua formação profissional, em especial no uso e na interação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs); iii) promove discussões sobre diversidade e inclusão, para que o participante possa desenvolver a sua atuação de modo mais consequente, buscando novos conhecimentos que o ajudem a superar os desafios da prática pedagógica na contemporaneidade.

O I SELICEN e o II SILE, com efeito, resultam de um esforço para compartilhar a produção de conhecimento acadêmico-científico, no âmbito das licenciaturas e das linguagens com a comunidade escolar e universitária. Além de o público poder participar como ouvinte das Conferências, das Mesas de Debate e dos Simpósios oferecidos, tem a oportunidade de submeter seu trabalho acadêmico-científico, para apresentar na modalidade de Comunicação (de forma remota síncrona) ou de Pôster (presencial).  A submissão é realizada, por meio do envio de um resumo expandido, com caráter de relato de experiência ou de divulgação científica, inserindo-se em uma das áreas temáticas descritas a seguir:

I - Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores:  área temática que contempla trabalhos acerca de saberes docentes; identidade e desenvolvimento profissional docente; pesquisas sobre formação inicial, continuada e permanente de professores; avaliação de modelos de formação docente; análise de práticas de formação e estágios supervisionados; processos coletivos e vivências de autoformação;

II - Experiências e Práticas Pedagógicas: área temática que contempla experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como em variadas culturas disciplinares e em diversas linguagens; processos de planejamento, de ensino, de aprendizagem e de avaliação; metodologias de ensino; pesquisa na escola; tecnologias digitais de informação e comunicação;

III - Currículo e Políticas Educacionais: área temática que contempla políticas curriculares atuais; políticas de formação docente; currículo integrado; cultura e currículo; a Educação Básica e a diversidade cultural; currículo: interdisciplinaridade e complexidade em processos e práticas investigativas.

As sessões de Comunicações Coordenadas têm o intuito de socializar com o público participante, da comunidade interna e externa à UFFS, de forma remota síncrona, as ações investigativas concluídas e/ou em andamento, de modo que a interação decorrente das apresentações traga resultados dialógicos e colaborativos para os desdobramentos e avanços das pesquisas ou das experiências vivenciadas pelos autores. A sessão de Pôsteres, por sua vez, segue a mesma orientação de escolha de Áreas Temáticas propostas às submissões de trabalhos e, também, procura socializar, com a comunidade interna e externa de cada Campus da UFFS, as ações investigativas concluídas e/ou em andamento. Espera-se que esse momento tenha alcançado resultados dialógicos e colaborativos para os desdobramentos e avanços das pesquisas ou das experiências relatadas pelos autores.

Como parte dos resultados alcançados, têm-se alguns números expostos na Figura a seguir:

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Figura 1: Números do I SELICEN - PIBIB.PRP.UFFS e do II SELICEN.

Fonte: Comissão Organizadora do Evento (2023).

Diante do exposto, a Comissão Organizadora do I SELICEN - PIBIB.PRP.UFFS e do II SELICEN crê ter alcançado o propósito de promover um evento acadêmico-científico internacional, dirigido à comunidade interna e externa à UFFS, a fim de propiciar um espaço multidisciplinar de reflexão, debate e integração, no âmbito das licenciaturas e das linguagens, com a divulgação e a popularização da ciência, socialização de percursos formativos docentes, bem como de experiências de ensino e de aprendizagem resultantes dos Programas PIBID.PRP.

 

Publicado: 18-03-2024

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