O CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE OS FILMES CAPITÃO FANTÁSTICO E ELEFANTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Cinema, educação, recursos pedagógicosResumo
O presente trabalho discute o uso do cinema como recurso pedagógico na formação de professores, com base na análise dos filmes Capitão Fantástico e Elefante, articulada a diferentes referenciais teóricos. Sua construção foi motivada pela necessidade de compreender o modo em que o cinema pode atuar como ferramenta na prática docente, e através disso, buscou-se refletir sobre esse uso e seu potencial na educação, visando à ampliação do pensamento crítico dos futuros educadores e ao estímulo de práticas pedagógicas voltadas à autonomia dos estudantes. Diante dos limites do ensino tradicional, surge a urgência de metodologias formativas que integrem linguagens artísticas como instrumentos de análise da realidade social, histórica e cultural, especialmente na formação inicial docente. A análise crítica dos filmes suscitou debates relevantes sobre práticas educativas emancipadoras e desafios encontrados no meio escolar, reafirmando o cinema como um recurso potente para fortalecer o pensamento crítico, o acolhimento escolar e o compromisso com a transformação social na educação.