O CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE OS FILMES CAPITÃO FANTÁSTICO E ELEFANTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Carolina da Silva Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Cecília Luckmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Junior Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Prof. Dra. Isabel Rosa Gritti Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

Cinema, educação, recursos pedagógicos

Resumo

O presente trabalho discute o uso do cinema como recurso pedagógico na formação de professores, com base na análise dos filmes Capitão Fantástico e Elefante, articulada a diferentes referenciais teóricos. Sua construção foi motivada pela necessidade de compreender o modo em que o cinema pode atuar como ferramenta na prática docente, e através disso, buscou-se refletir sobre esse uso e seu potencial na educação, visando à ampliação do pensamento crítico dos futuros educadores e ao estímulo de práticas pedagógicas voltadas à autonomia dos estudantes. Diante dos limites do ensino tradicional, surge a urgência de metodologias formativas que integrem linguagens artísticas como instrumentos de análise da realidade social, histórica e cultural, especialmente na formação inicial docente. A análise crítica dos filmes suscitou debates relevantes sobre práticas educativas emancipadoras e desafios encontrados no meio escolar, reafirmando o cinema como um recurso potente para fortalecer o pensamento crítico, o acolhimento escolar e o compromisso com a transformação social na educação.

Biografia do Autor

  • Carolina da Silva Oliveira , Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Acadêmica do Curso de História- 3ª Fase 01/2025. Universidade Federal da Fronteira Su l- Campus de Erechim

  • Cecília Luckmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Acadêmica do Curso de História- 3ª Fase 01/2025. Universidade Federal da Fronteira Su l- Campus de Erechim

  • Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Ensino Médio Profissional em Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM, 2000), curso de extensão Ensino de Ciências para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004), curso de aprimoramento profissional Letra e Vida: Formação de Professores Alfabetizadores ministrado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015), estágio de pesquisa em nível de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2016-2018), bolsista CAPES, e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade do Minho (Portugal, 2017-2018), especialidade em Educação em História e Ciências Sociais, Pós-Doutorado junto a Faculdade de Educação da USP (2022-2023). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Tem experiência na área de História e Educação, trabalhando principalmente com ensino de história, reformas educacionais, currículo, livros didático

  • Prof. Dra. Isabel Rosa Gritti, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutora em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores