A EDUCAÇÃO E(M) TEMPO INTEGRAL: PARADIGMAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alex Luís Emiliavaca UFFS
  • Ivan Carlos Bagnara
  • Jerônimo Sartori

Palavras-chave:

Educação, Educação Integral, Formação Continuada

Resumo

Durante a disciplina de "Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada", a qual é integrante da grade curricular do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação (PPGPE), campus Erechim, diversos textos foram analisados e discutidos pelo coletivo de mestrandos, permitindo um aprofundamento teórico e prático acerca da temática. A partir dessas reflexões, optei por utilizar como texto base o capítulo Desafios à Educação Básica: a educação integral, de Adriana Salete Loss, o qual foi apresentado em seminário. Abordagem qualitativa, de natureza exploratória e com base em pesquisa bibliográfica. O corpus teórico é composto por obras fundamentais que discutem a educação integral no Brasil. A formação docente é um dos pilares para a consolidação da educação integral. É fundamental refletirmos sobre qual perspectiva de educação integral estamos buscando: educação em tempo integral, educação integral em sua totalidade, escola em tempo integral ou ainda outra concepção mais ampla e transformadora? É preciso investir em formação docente, infraestrutura, articulação com a comunidade e na criação de currículos que respeitem a diversidade e promovam a equidade. 

 

 

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores