A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FOCOS DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR PESQUISADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Georgia Bastos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Dra. Maria Lucia Marocco Maraschin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia; Formação Inicial; Professor Pesquisador.

Resumo

Trata-se de um estudo que aborda a Iniciação Científica, realizada no Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó (SC), atenta às especificidades e contribuições dessa perspectiva no e para o processo de formação inicial de professores. Essa caracterização ancora-se nas problematizações de Arruda, Passos e Fregolente (2012), autores que abordam e se dedicam a essa perspectiva. O objetivo deste estudo é analisar os rumos da iniciação científica no curso, com vistas a sinalizar os focos de aprendizagem da pesquisa e do professor pesquisador (FAPP). Os resultados aqui organizados e apresentados nos permitem indagar sobre os diálogos que se estabelecem com as escolas, os professores, os estudantes e as práticas educativas, tendo em vista o fortalecimento do diálogo entre as universidades e as escolas, bem como da instrumentalização necessária nos espaços educativos.

Biografia do Autor

  • Dra. Maria Lucia Marocco Maraschin, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora adjunta do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS, campus Chapecó. Mestre e Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores