CONSTRUÇÃO DE UM MICROSCÓPIO CASEIRO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Julia Isabela Segatto da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Dandara Heloísa Moraes Klug
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Praticas pedagógicas, Microscópio caseiro

Resumo

Diante da problemática da falta de equipamentos ópticos, como microscópios, em escolas com recursos limitados, esta pesquisa apresenta a construção e aplicação de um microscópio caseiro como proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, a metodologia envolveu a construção do microscópio com materiais acessíveis, tais como prendedor de roupa, lente de laser e celular, e, além disso, o registro de reflexões, observações e análises do uso do dispositivo. Dessa forma, buscou-se ampliar o acesso às práticas experimentais, estimulando a construção do conhecimento, a criatividade e a autonomia dos alunos. Como resultado, evidenciou-se que o microscópio caseiro é uma ferramenta potente e acessível para a exploração do mundo microscópico, sendo capaz de superar barreiras estruturais e, consequentemente, transformar o ensino em um processo mais investigativo e engajador.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores