CONSTRUÇÃO DE UM MICROSCÓPIO CASEIRO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Recursos didáticos, Praticas pedagógicas, Microscópio caseiroResumo
Diante da problemática da falta de equipamentos ópticos, como microscópios, em escolas com recursos limitados, esta pesquisa apresenta a construção e aplicação de um microscópio caseiro como proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, a metodologia envolveu a construção do microscópio com materiais acessíveis, tais como prendedor de roupa, lente de laser e celular, e, além disso, o registro de reflexões, observações e análises do uso do dispositivo. Dessa forma, buscou-se ampliar o acesso às práticas experimentais, estimulando a construção do conhecimento, a criatividade e a autonomia dos alunos. Como resultado, evidenciou-se que o microscópio caseiro é uma ferramenta potente e acessível para a exploração do mundo microscópico, sendo capaz de superar barreiras estruturais e, consequentemente, transformar o ensino em um processo mais investigativo e engajador.