EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: ENTRE O SILENCIAMENTO E O POTENCIAL EMANCIPATÓRIO NO CONTEXTO CAPITALISTA

Autores

  • Gabriel Bevilacqua UFFS
  • Prof. Dra. Giseli M. Gagliotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Educação sexual, Capitalismo, Educação crítica, Sexualidade, Silenciamento

Resumo

Esse resumo propõe uma reflexão crítica sobre a educação sexual e o silenciamento dessa temática nas escolas públicas brasileiras, analisando suas raízes estruturais no contexto capitalista e suas implicações para a formação docente. A ausência da educação sexual e a crítica sobre sexualidade  no currículo escolar são evidenciados não apenas nas reproduções dos tabus Marais e religiosos, mas também nas relações de poder  e controle social  A pesquisa parte do pressuposto de que o silêncio em torno da sexualidade não é neutro, mas sim uma construção histórica e ideológica sustentada por estruturas conservadoras que favorecem a alienação e a negação dos direitos sexuais e reprodutivos, o qual tem se evidenciado maior repercussão negativa nos últimos anos devido aos embates políticos. Através de revisão bibliográfica fundamentada em autores como Paulo Freire, Michel Foucault, Bonfim e outros pensadores críticos da educação e da sexualidade, o estudo investiga como a ambiente escolar, enquanto espaço de formação humana, pode tanto reproduzir quanto resistir a essa lógica excludente. Além disso, a pesquisa dialoga com documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para identificar os limites e as possibilidades de uma educação sexual emancipatória. Defende-se, assim, uma abordagem que vá além da perspectiva higienista ou biológica, considerando os aspectos sociais, culturais e políticos da sexualidade. Por fim, destaca-se a necessidade urgente de investimento na formação inicial e continuada de professores, de modo que estejam preparados para enfrentar os desafios dessa temática, com sensibilidade, embasamento teórico e compromisso com a transformação social.

Biografia do Autor

  • Prof. Dra. Giseli M. Gagliotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Giseli Monteiro Gagliotto é Pós-Doutora em Psicologia (2015) pelo Observatório da Sexualidade da UNIDEP, no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento, do Instituto Universitário da Maia-Portugal. É Doutora em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (PPG conceito 5 CAPES).Psicanalista e Membro Fundadora do Movimento Lacaneano do Centro Oeste do Paraná- Irati/PR. Concluiu o Mestrado em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 2000. Graduou-se em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 1997 e em Pedagogia na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina em 1994. É Docente Associada C do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. É líder do Laboratório e Grupo de Estudos, Pesquisas Ensino e Extensão: "Educação e Sexualidade" - LABGEDUS, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, coordenando a linha de pesquisa intitulada "Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre Infância, Sexualidade e Educação Sexual e sua importância para a formação docente". tem interesse de investigação e aprofundamento conceitual para as questões da Educação, Infâncias, Adolescências, Sexualidades, Educação Sexual, Educação e Violências, Educação e Saúde Mental, Educação e Estudos de Gênero, Diversidade Sexual, Educação e Psicanálise e Formação de professores/as. Autora de diversos livros que envolvem as temáticas de suas pesquisas, extensões e ensino. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores