ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palabras clave:
Estágio de Ciências, Práticas Pedagógicas, ExperimentaçãoResumen
A experimentação no Ensino de Ciências da Natureza é reconhecido como uma estratégia pedagógica interessante, uma vez que é utilizada para além da simples realização de atividades meramente demonstrativas. Este relato de experiência, desenvolvido no Estágio Supervisionado em uma escola de Cerro Largo - RS, tem como foco o uso da experimentação investigativa como ferramenta para promover a construção do conhecimento, especialmente no conteúdo de Radiações e suas aplicações. A proposta busca superar práticas meramente expositivas, promovendo um ensino que estimula a reflexão, a criticidade e a resolução de problemas pelos estudantes. A metodologia adotada é de investigação-formação-ação. As atividades foram realizadas com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, permitindo a vivência prática da docência, o diálogo com a comunidade escolar e a constante reflexão sobre as ações desenvolvidas. Para o relato, foram selecionados dois experimentos trabalhados com os estudantes, sendo o primeiro um experimento sobre radiação ultravioleta e a importância do protetor solar. A segunda atividade, utilizando materiais simples como palitos e fita isolante, água colorida e caixinha de som, os estudantes aprenderam conceitos como amplitude, frequência e propagação de ondas. A utilização da experimentação como estratégia pedagógica se revelou uma experiência bastante positiva, uma vez que promoveu a curiosidade, a autonomia e, sobretudo, o desenvolvimento da postura investigativa dos estudantes na resolução dos problemas propostos em aula.