TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE: O QUE UM PROFESSOR PRECISA SABER.
Resumo
O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comportamentos negativistas, hostis e desafiadores, especialmente direcionados a figuras de autoridade. Segundo o DSM-5, o diagnóstico requer a persistência desses sintomas por pelo menos seis meses, causando prejuízos significativos na vida social, acadêmica ou familiar. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica, destaca a importância do diagnóstico precoce e do trabalho integrado entre família, escola e profissionais especializados, evitando que os comportamentos da criança sejam interpretados como "birra" ou "má criação". Na escola, o ambiente deve ser adaptado para acolher essas crianças, com estratégias pedagógicas específicas, além de capacitação docente. A falta de preparo da equipe escolar pode agravar as dificuldades, enquanto uma abordagem multidisciplinar favorece o desenvolvimento e a inclusão. O TOD exige compreensão e intervenção sistêmica, envolvendo todos os contextos nos quais a criança está inserida, para minimizar impactos negativos e promover seu desenvolvimento.