TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE: O QUE UM PROFESSOR PRECISA SABER.

Autores

  • CAMILA DE SOUZA ARAÚJO universidade federal da fronteira sul
  • CAREN TAIANE DE SOUZA CORREIA universidade federal da fronteira sul
  • PATRIELI LUCIMAR SILVERIO VATTE universidade federal da fronteira sul
  • Leidiani da Silva Reis Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comportamentos negativistas, hostis e desafiadores, especialmente direcionados a figuras de autoridade.  Segundo o DSM-5, o diagnóstico requer a persistência desses sintomas por pelo menos seis meses, causando prejuízos significativos na vida social, acadêmica ou familiar. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica, destaca a importância do diagnóstico precoce e do trabalho integrado entre família, escola e profissionais especializados, evitando que os comportamentos da criança sejam interpretados como "birra" ou "má criação". Na escola, o ambiente deve ser adaptado para acolher essas crianças, com estratégias pedagógicas específicas,  além de capacitação docente. A falta de preparo da equipe escolar pode agravar as dificuldades, enquanto uma abordagem multidisciplinar favorece o desenvolvimento e a inclusão. O TOD exige compreensão e intervenção sistêmica, envolvendo todos os contextos nos quais a criança está inserida, para minimizar impactos negativos e promover seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • CAMILA DE SOUZA ARAÚJO, universidade federal da fronteira sul

    Acadêmica do Curso de Educação Especial Inclusiva (segunda licenciatura) – 2 Fase/Semestre/2025.Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • CAREN TAIANE DE SOUZA CORREIA, universidade federal da fronteira sul

    Acadêmica do Curso de Educação Especial Inclusiva (segunda licenciatura) – 2 Fase/Semestre/2025.Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • PATRIELI LUCIMAR SILVERIO VATTE, universidade federal da fronteira sul

    Acadêmica do Curso de Educação Especial Inclusiva (segunda licenciatura) – 2 Fase/Semestre/2025.Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Leidiani da Silva Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com pós-doutorado pela Uvigo/Espanha e pela UFSC/Brasil. Orientadora Prof.(ª) do Curso de Educação Especial Inclusiva da Universidade Federal da Fronteira Sul/Parfor/Capes

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores