OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES IMPOSTOS PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Inteligência Artificial, Formação de Professores

Resumo

Resumo.

 

Biografia do Autor

  • Daiane Zamoner, UFFS

    Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, contemplada com bolsa Capes. Atualmente, cursa Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Campus Chapecó), sob supervisão da Profa. Dra. Ângela Derlise Stübe. Mestre em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Pós-Graduada em em Língua Estrangeira: Ênfase em Tradução pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Letras Inglês pela UNOCHAPECÓ e em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Linguística Aplicada. Atua no ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino, nos componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Espanhola. Atuou como formadora dos professores de língua inglesa da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), entre os anos de 2018 a 2022, atuando também na articulação pedagógica do setor de Educação Infantil e do setor de Ensino de Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC. Possui experiência como ministrante e organizadora de cursos de extensão sobre multiletramentos e multimodalidade. Estuda e pesquisa temas relacionados ao ensino de línguas estrangeiras, literatura e metodologias da pesquisa.

  • Angela Derlise Stübe, UFFS

    Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Atualmente, é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC, no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, discurso pedagógico, ensino-aprendizagem de língua materna, políticas lingüísticas. É membro do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", na ANPOLL; líder do grupo de pesquisa "língua(gem), discurso e subjetividade"; coordenadora do "Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso" e do GELINDI - Grupo de Estudos Linguagem, Discurso e Identidade.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores