A Primazia da Prática: A Relevância da Leitura de Textos Teóricos e da Observação de Turmas no Contexto do PIBID

Autores

  • Luany Rafaela Ribas de Lima Lemos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Demétrio Alves Paz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Formação Docente, Leitura Teórica, Observação Escolar

Resumo

O resumo expandido analisa a importância da articulação entre teoria e prática na formação de professores no contexto do PIBID, com ênfase nas leituras teóricas e na observação de turmas escolares. Com base nos pensamentos de João Wanderley Geraldi, defende-se que a prática pedagógica é sempre uma escolha política e deve ser crítica e contextualizada. As observações realizadas em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental permitiram identificar desafios e potencialidades no ensino da Língua Portuguesa, evidenciando a distância entre os fundamentos teóricos e as práticas ainda muito tradicionais. A leitura de textos teóricos e a escuta sensível da realidade escolar revelam-se fundamentais para a construção de uma prática docente mais reflexiva, ética e socialmente comprometida. O texto reforça o papel do PIBID como espaço formativo essencial, unindo teoria, prática e compromisso social.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores