Um Olhar Sobre o Projeto Político-Pedagógico da Escola Antonio Morandini
Palavras-chave:
Educação Básica, Teoria e práticaResumo
Este estudo analisa a implementação dos projetos pedagógicos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Educação Básica Antônio Morandini, buscando compreender seu impacto na vida dos estudantes e o grau de participação discente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes, professores e equipe pedagógica. A investigação revelou um envolvimento geral da comunidade escolar nos projetos, mas também apontou o desconhecimento, por parte dos alunos, sobre os objetivos e a importância dessas ações. Observou-se, ainda, a necessidade de uma comunicação mais clara sobre o PPP e os projetos propostos, para fortalecer a aprendizagem significativa e a integração entre teoria e prática. O trabalho evidencia a relevância dos projetos pedagógicos como instrumentos de formação crítica, articulando o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. As conclusões apontam para a necessidade de maior sensibilização da comunidade escolar sobre o papel transformador desses projetos na formação estudantil.