Análise Linguístico-Semiótica de base dialógica na produção de textos-enunciados de Redação do Enem.
Resumo
Como delimitação temática, o estudo deste resumo expandido, que trata de uma pesquisa em andamento, a partir da análise dialógica na perspectiva da linguagem como interação, focaliza o gênero discursivo Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Delimita-se o foco no estilo, em específico, nas escolhas relativas aos operadores argumentativos para a construção de significados e a produção de sentidos. A investigação fundamenta-se na perspectiva dialógica da linguagem, triangulando a teoria filosófica do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929) e a Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005). A pergunta que norteia o trabalho tem a seguinte questão: em que medida o estudo dos operadores argumentativos, no âmbito do estilo do enunciado, podem auxiliar no desenvolvimento de capacidades escritoras na produção de textos-enunciados de Redação do Enem? O objetivo geral da pesquisa, portanto, é analisar os pressupostos teóricos relativos aos estudos dialógicos da linguagem e do gênero em foco, a fim de responder à pergunta de pesquisa. Os objetivos específicos são: a) estudar a teoria dialógica da linguagem sobre os gêneros discursivos; b) pesquisar a natureza constitutiva e orgânica do gênero Redação do Enem, em suas especificidades contextuais e linguístico-semióticas; c) Investigar a contribuição dos operadores argumentativos para a produção de significados e a construção de sentidos da Redação do Enem. O estudo justifica-se, em função de que a argumentatividade na perspectiva bakhtiniana é um processo dinâmico, que envolve não só a troca de ideias, mas também a negociação de valores e significados. A axiologia e a valoração são centrais nesse processo, pois em toda argumentação, os falantes estão, de alguma forma, manifestando e negociando o que consideram importante, verdadeiro ou desejável, e esse processo é constantemente reconfigurado pelo diálogo e pelas relações sociais que moldam a comunicação. Assim, investigar as estratégias argumentativas passíveis de serem desenvolvidas para a melhor performance do estudante na produção de Redações do Enem torna-se importante. O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com abordagem qualitativo-interpretativa, sob o prisma da Linguística Aplicada (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019). A geração de dados acontece por documentação indireta, de forma bibliográfica, na literatura especializada, e documental. O método de análise principal é dialético, uma vez que seu foco é no processo e não somente nos resultados, tendo como procedimentos secundários o método histórico e comparativo. Neste relato de pesquisa, apresenta-se os primeiros passos investigativos que gerarão a sustentação da análise: uma síntese do estudo sobre dialogismo e argumentatividade e a aproximação dos estudos dialógicos da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e a Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005). Como se trata de uma pesquisa ainda em andamento, os resultados apresentados são parciais. Até o momento, pela investigação, compreende-se que a argumentatividade na perspectiva bakhtiniana é um processo em constante evolução, dinâmico, que se associa à interação discursiva, intercambiando valores, significados e sentidos. Assim, os estudos dialógicos da linguagem e os estudos das técnicas de discurso para alcançar a adesão dos interlocutores tornam-se uma possibilidade rica para aprimorar a produção de textos-enunciados como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foco desta investigação.