ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Giovana Freitas da Silva UFFS - Campus Cerro Largo
  • Jeize de Fátima Batista
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
  • Cleusa Inês Ziesmann

Palavras-chave:

Leitura Crítica, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender o papel da leitura no Ensino Fundamental, em duas escolas públicas de Cerro Largo (RS). A metodologia consistiu em observações de aulas de Língua Portuguesa, análise de materiais didáticos e planos de aula, com categorização dos dados conforme temas como interação texto-leitor e natureza das atividades de leitura. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em autores como Paulo Freire (1983), Ângela Kleiman (2000), Mary Kato (1999), Ingedore Koch (1987), Leffa (1996), e Coracini (2002), entre outros, ressaltando a importância da leitura na formação de sujeitos críticos e autônomos.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais