Da experiência do Pibid filosofia: notas programáticas para (re)pensar a formação de professores e o ensino de filosofia.
Palavras-chave:
PIBID UFFS – Subprojeto Filosofia. Ensino de filosofia. Formação de professores de filosofia. Escola. Universidade. Filosofia. Educação.Resumo
O presente texto parte do relato da experiência do PIBID Subprojeto Filosofia vivenciada no Campus Erechim da UFFS, sobretudo em sua última edição passada (Edital CAPES Nº 23/2022), ocorrida no período entre outubro de 2022 e março de 2024. Não nos restringiremos ao relato de experiência. Haja vista nossa permanência na Coordenação do PIBID Filosofia, no mesmo Campus da UFFS, em sua edição vigente, desde novembro de 2024 (Edital CAPES Nº 10/2024), a partir de toda essa experiência acumulada objetivamos sistematizar um conjunto de notas programáticas para pensar e repensar a formação de professores de filosofia e o próprio ensino de filosofia, seja na escola, seja nos cursos de graduação (licenciatura) em filosofia. Ao relato das atividades desenvolvidas, em seu contexto, se soma uma avaliação das mesmas. Já no decorrer das atividades da edição passada do PIBID (2022-2024), tínhamos mapeado os principais limites operacionais em que esbarramos no desenvolvimento do projeto. Desse modo, a construção do Subprojeto atual do PIBID Filosofia da UFFS, para os campi de Erechim e Chapecó, visou superar alguns desses limites, ao prever de forma clara como operacionalizar suas atividades. Assim, queremos apresentar alguns elementos inovadores na concepção e construção do atual Subprojeto Filosofia PIBID da UFFS; tais elementos são frutos da experiência e da reflexão sobre ela, no desenvolvimento do PIBID Filosofia entre 2022 e 2024, no Campus Erechim. Por fim, dessa experiência do PIBID Filosofia, no mesmo Campus, das leituras, estudos e discussões coletivas realizados em tal projeto, da convivência com o contexto escolar, das trocas entre professor universitário e professor da escola de educação básica, bem como da convivência entre professores e alunos, a partir de tudo isso, queremos apontar algumas notas programáticas para pensar e repensar tanto a formação de professores de filosofia quanto o ensino de filosofia. Dessa forma, o escopo de nossa apresentação, aqui, abrange tanto o relato reflexivo – nosso método – de uma experiência contínua e consequente do PIBID Filosofia, desde 2022, quanto a fixação de objetivos de pesquisa e reflexão filosófica e pedagógica em torno de grandes temas que nos concernem, a saber: a educação, a filosofia da educação, a escola, a universidade, a formação de professores e o ensino de filosofia.