PROIBIÇÃO DO USO DO CELULAR NAS ESCOLAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Gesica Zewicker Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Julia Rafagnin da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jhulia Gabrielly Scarmucini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Luiza Rafagnin da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Janice Tubiana Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Uso de Tecnologias na Educação, Ambiente Escolar, Visão de Professores

Resumo

A pandemia causada pela doença infecciosa da Covid-19 foi declarada no início de 2020 devido à sua transmissibilidade de pessoa a pessoa, teve no isolamento social um dos métodos mais utilizados para diminuir a transmissão desta infecção e, tendo isso em vista, as escolas foram afetadas diretamente, necessitando tornar as aulas remotas.

Com isso, houve a necessidade de alunos e professores se adequarem a utilizar tecnologias para adaptar suas aulas para o ensino remoto e, desde a inserção de tecnologias, mesmo com as aulas voltando ao presencial, o uso de celulares em sala de aula se tornou cada vez mais comum, com alunos dependentes, já que além do ensino remoto na pandemia, eles tinham o celular como uma das únicas válvulas de escape para  as interações sociais, uma vez que as presenciais não eram possíveis.

Nesse sentido, a utilização dos celulares pelos alunos em aula sem um objetivo pedagógico despertou  preocupação na comunidade em geral, já que estudos revelam que o uso excessivo desses aparelhos eletrônicos afetam negativamente o aprendizado, pois os alunos ficam dispersos e conectados ao aparelho na maior parte das aulas, como apontado pelo estudo de Rabelo et al. (2020).

Em busca de uma solução para esse problema foi instaurada, a lei n° 15.100 promulgada em de 13 de janeiro de 2025 que sancionou a proibição da utilização de celulares no ambiente escolar com o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. 

Observando essa mudança no cotidiano escolar, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Biologia, Física e Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Realeza desenvolveram esta pesquisa visando levantar opiniões de alunos e professores referente a Lei n°15.100/25 com o objetivo de compreender como essa medida impacta o ambiente escolar, tanto nas interações entre os sujeitos, quanto na dinâmica em sala de aula.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais