EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SIMULAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS

Autores

  • Mariele Lunardi Schmechel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Estágio de Ciências, Práticas Pedagógicas, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este relato de experiência tem como propósito descrever e analisar a implementação de atividades experimentais sobre a formação das Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, realizadas durante o Estágio Currocular Supervisionado em Ciências.

A escolha dessa temática se justifica pela importância de abordar os conteúdos de Geociências de maneira prática, com o intuito de promover a construção do conhecimento pelos alunos. O foco está na reflexão sobre a relevância da experimentação no ensino de Ciências, destacando sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades investigativas e colaborativas entre os estudantes.

A atividade foi planejada para simular os processos de formação das Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas por meio de experimentos práticos. Com materiais simples e de fácil acesso, os alunos puderam observar de que maneira fatores como pressão, temperatura e deposição de sedimentos influenciam a formação das diferentes rochas.

Durante a realização dessas atividades, os alunos foram incentivados a questionar, formular novas hipóteses e explicar os fenômenos observados. As experiências criaram um ambiente de aprendizagem investigativo, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulando o pensamento crítico e científico dos estudantes.

As atividades experimentais aplicadas durante o Estágio Supervisionado no 6º ano mostraram-se eficazes no processo de aprendizagem, pois proporcionaram uma abordagem prática e interativa que facilitou a compreensão dos conceitos relacionados à formação das rochas.

 

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores