REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO REQUERIDA AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Autores

  • Jessyca Colombi Molter Holub Camargo Universidade da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Crenças;Formação de Professores; Inglês para crianças.

Resumo

O presente estudo, derivado de uma dissertação de mestrado,busca apresentar considerações pertinentes para os cursos de licenciatura, especialmente no contexto da formação inicial de professores de línguas uma vez que o objetivo central é tecer reflexões sobre as qualificações requeridas para professores de inglês que atuam com crianças de 3 a 5 anos em escolas particulares de Pato Branco (PR), a partir da perspectiva dos gestores escolares. Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas e questionários para identificar as demandas formativas e as competências valorizadas. Os resultados mostram que, além da Licenciatura em Letras, a formação em Pedagogia, a proficiência em inglês, habilidades didáticas, ludicidade e afetividade são consideradas essenciais para o ensino infantil. Além disso, o uso do CLIL é destacado em contextos bilíngues. Sendo assim, o estudo conclui que a formação docente para esse segmento é complexa e demanda articulação entre teoria, prática e políticas formativas adequadas, contribuindo para a qualificação dos cursos de licenciatura e para um ensino de inglês mais efetivo na infância.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores