FORMANDO PARA O DESCONHECIDO: A LACUNA DA PLATAFORMIZAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DO PARANÁ
Palavras-chave:
Licenciatura em Letras, Plataformização do ensino, formação docenteResumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar a ausência de preparação para a plataformização da educação nos cursos de Licenciatura em Letras das universidades estaduais do Paraná, destacando seus impactos na prática docente inicial. Especificamente, busca-se: mapear a obrigatoriedade do uso das plataformas RCO, Leia Paraná e Redação Paraná na rede estadual; investigar a presença ou ausência de formação específica para essas plataformas nos currículos das licenciaturas em Letras; e refletir criticamente sobre as implicações desta lacuna na formação e atuação dos novos professores.
A escolha desta temática justifica-se pela crescente centralidade das plataformas digitais nas práticas pedagógicas contemporâneas, bem como pela necessidade de repensar a formação inicial docente à luz das demandas concretas do sistema educacional paranaense. Ao evidenciar o descompasso entre formação acadêmica e realidade escolar, pretende-se contribuir para o debate sobre políticas de formação de professores e fomentar a reformulação dos currículos de licenciatura, em consonância com as exigências atuais da profissão docente.