HISTÓRIA E CINEMA: IMPLICAÇÕES DA CULTURA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • João Gabriel Bittencourt Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Nardi Baierle Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bernardo Bastian Lisovski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Renan Santos Mattos Santos Mattos

Resumo

Este trabalho, elaborado no bojo das discussões realizadas no primeiro módulo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de História da Universidade Federal da Fronteira Sul/2024, campus Erechim, entre os meses de novembro de 2024 e março de 2025, dialoga com a proposta do Programa na articulação entre teoria e prática na formação dos licenciados (BRASIL, 2024).

Para este resumo expandido, temos como objetivo central analisar as visões de docência nos filmes Coach Carter - Treino para a Vida (2005), Escritores da Liberdade (2007) e Capitão Fantástico (2016). O primeiro filme tem como pano de fundo a trajetória de professor Ken Carter que possui um olhar da educação além da sala de aula, pois o papel do educador não se limita ao conteúdo curricular, ou no caso dele, às táticas de jogo, como também o papel do educador como agente de mudança ao se colocar como uma figura de autoridade, bem como referência adulta no processo educativo.

Já o filme Capitão Fantástico, o estilo de docência é provocativo, na medida que o personagem principal, Ben Cash representa uma forma radical de educar que contrasta fortemente com os modelos tradicionais. Também há uma característica importante a ser analisada da educação como libertadora e crítica, ao estilo Paulo Freire (2019), quando Ben ensina seus filhos a pensar por si mesmos, questionar o sistema e debater ideias profundas, valorizando o pensamento crítico acima da memorização mecânica.

Por fim, em Escritores da Liberdade, podemos destacar uma ótica de magistério inspiradora e humanizadora colocando a educação como um instrumento de transformação social com o poder de dar dignidade e esperança a vida dos alunos, em um contexto que a turma era considerada “difícil”, em uma escola marcada por violência, racismo e desigualdade. Erin acredita que a educação pode mudar a realidade dos alunos a partir do pensamento crítico e da reflexão sobre suas próprias vidas ao compreender o mundo à sua volta.

Portanto, o presente estudo ainda reflete sobre a relação entre a educação e sua capacidade de transformação social a partir da análise dos filmes. Desse modo, a problemática que orienta o trabalho e reflexão é a atuação de professores e educadores em contextos desafiadores, destacando a importância da formação integral dos estudantes, a relação entre professor e aluno, metodologias de ensino, aplicação social do aprendizado, valorização do ambiente escolar e dos profissionais de ensino.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores