PROIBIÇÃO DO CELULAR: IMPACTOS DA LEI 15.100/25 NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Maria Eduarda H. Schaeffer UFFS
  • Ryan E. Fogliato UFFS
  • Aldalice Pinheiro de Melo UFFS
  • Danieli Massing da Fontoura UFFS
  • Dra. Claudia Almeida Fioresi UFFS
  • Janice Tubiana

Palavras-chave:

Proibição do celular, TDICs, Percepção estudantil

Resumo

Este estudo investiga os impactos da Lei 15.100/25, que proíbe o uso de celulares nas escolas de educação básica, sob a perspectiva dos estudantes de uma escola pública no Sudoeste do Paraná. A pesquisa, vinculada ao PIBID - Química, Física e Biologia, contou com a participação de 57 alunos do ensino fundamental, sendo realizada por meio de questionários físicos com abordagem quanti-qualitativa, a partir dos quais analisaram-se percepções estudantis sobre o uso do celular na escola. Os resultados revelam opiniões divergentes entre os estudantes: enquanto alguns reconhecem o potencial distrativo do aparelho, outros criticam a proibição total e sugerem alternativas como o uso controlado em horários específicos. A pesquisa destaca a importância de incluir os estudantes nas discussões sobre políticas escolares e aponta para a necessidade de uma educação digital crítica e consciente no ambiente escolar.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais