A LEI 10.639/03 E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃOANTIRRACISTA:SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E O ESPERANÇAR

Autores

  • Isadora Cristina Rodrigues dos Santos
  • Dra. Renilda Vicenzi

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10.639/03; Currículo Decolonial.

Resumo

 

Este escrito discute a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da análise do silenciamento da Lei nº 10.639/03 nas práticas escolares. A pesquisa teórica, de natureza qualitativa, busca responder à questão: há silenciamento nas instituições escolares acerca da efetivação da Lei nº 10.639/03? O objetivo é refletir sobre os desafios da implementação da lei, articulando aportes teóricos de Nilma Lino Gomes, Paulo Freire e bell hooks, e defendendo práticas pedagógicas comprometidas com a construção de uma educação crítica e decolonial. Justifica-se a pesquisa pela necessidade urgente de enfrentar o racismo estrutural na educação e de valorizar epistemologias historicamente marginalizadas no currículo escolar. Os resultados evidenciam que, apesar das diretrizes legais, a resistência institucional e a falta de formação adequada de professores/as ainda dificultam a efetivação de práticas antirracistas, sinalizando a importância do fortalecimento de comunidades pedagógicas baseadas no diálogo, na escuta e no esperançar.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais