Uma jornada por reconhecimento

Autores

  • Taylana Prusch Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Tamires Prusch
  • Taynara Grudzien
  • Geovana Pagio
  • Eliane Aparecida do Valle Nunes

Resumo


O artigo aborda o processo histórico, político e social que culminou no reconhecimento do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas (LEDOC-CSH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de uma pesquisa teórico - documental e análise dialética, o trabalho evidencia a luta coletiva de professores, estudantes, universidades e movimentos sociais pela valorização da Educação do Campo como direito e estratégia de justiça social. Fundamentado nos princípios da pedagogia crítica e da educação popular, inspirados em Paulo Freire, o estudo destaca a importância do reconhecimento formal como conquista de sujeitos historicamente marginalizados e como fortalecimento da identidade socio - territorial dos povos do campo. Além disso, analisa a mobilização da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo (APEC-PR) em defesa da aceitação dos diplomas na rede pública estadual. O reconhecimento da LEDOC se configura como avanço fundamental na promoção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e emancipadora.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais