Pensamento Crítico no Ensino de Ciências: um estudo de referências sul-americanas

Autores

  • Victória Santos da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensinar Ciências, Pensar Criticamente, Formação de Professores

Resumo

No contexto educacional, o Ensino de Ciências (EC) é fundamental para promover habilidades de análise crítica, incentivando o estudante a investigar, interpretar e validar informações com base em evidências científicas. O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) em sala de aula é essencial, pois torna os alunos mais questionadores, alfabetizados cientificamente e protagonistas da construção de seus próprios conhecimentos. Este estudo caracteriza-se como um recorte de uma pesquisa que busca contribuir para o debate sobre o EC a partir de uma perspectiva crítica, analisando como essa abordagem é discutida na produção científica. O objetivo é compreender conceitos e referências teóricas de PC em pesquisas stricto sensu sul-americanas. A pesquisa é qualitativa, do tipo estado do conhecimento, com análise de conteúdo. Foram revisadas teses e dissertações da BDTD e do RED, identificando 23 autores de base teórica. A diversidade de referenciais destaca a importância da formação docente e práticas voltadas ao desenvolvimento do PC.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores