ENTRE SER E TORNAR-SE PROFESSOR: NOÇÕES SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Palavras-chave:
Identidade docente, Formação, EducaçaoResumo
O artigo inscreve-se na linha de formação docente no campo de estudo da identidade profissional docente. Realizado no Grupo de Extensão Identidade Profissional Docente e Competência Digital Docente: Desafios e demandas do Século XXI, deseja contribuir na promoção do entendimento sobre o que significa ser docente, evidenciando os processos e percursos que compõem essa identidade em constante transformação. Assim, relata estudos feitos pelo grupo, os quais denotam que: i) Apesar dos diversos estudos sobre identidade profissional docente ainda há muito a se desvelar sobre essa profissão; ii) Há, principalmente entre os docentes de gerações anteriores, o entendimento da docência como vocação, o que fragiliza o valor dos processos formativos; iii) A profissionalização docente é um processo que implica no rompimento de aspectos culturais de reprodução e repetição de conteúdos; iv) É urgente a valorização social, financeira e profissional dos docentes.