ENTRE SER E TORNAR-SE PROFESSOR: NOÇÕES SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores/as

  • Daiane Padula Paz Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Roberto Carlos Bianchi Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0001-5760-5156
  • Fabiana Correa de Lorena Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Ivania Ivania Almeida Pilonetto Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Daniela de Paula Farias Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas; Universidade Tecnoloógica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco.
  • Adriana dos Santos Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

Palabras clave:

Identidade docente, Formação, Educaçao

Resumen

O artigo inscreve-se na linha de formação docente no campo de estudo da identidade profissional docente. Realizado no Grupo de Extensão Identidade Profissional Docente e Competência Digital Docente: Desafios e demandas do Século XXI, deseja contribuir na promoção do entendimento sobre o que significa ser docente, evidenciando os processos e percursos que compõem essa identidade em constante transformação. Assim, relata estudos feitos pelo grupo, os quais denotam que:  i) Apesar dos diversos estudos sobre identidade profissional docente ainda há muito a se desvelar sobre essa profissão; ii) Há, principalmente entre os docentes de gerações anteriores, o entendimento da docência como vocação, o que fragiliza o valor dos processos formativos; iii) A profissionalização docente é um processo que implica no rompimento de aspectos culturais de reprodução e repetição de conteúdos; iv) É urgente a valorização social, financeira e profissional dos docentes.

Biografía del autor/a

  • Daiane Padula Paz, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Docente do Colegiado de Letras e da Especialização em Linguagens Híbridas e Educação. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

  • Roberto Carlos Bianchi, Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul

    Docente do Colegiado de Letras do IFPR Campus Palmas. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFFS Campus Chapecó.

  • Fabiana Correa de Lorena, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Acadêmica do 7°período de Pedagogia no IFPR Campus Palmas.

  • Ivania Ivania Almeida Pilonetto, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Professora Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR Campus Pato Branco.

  • Daniela de Paula Farias, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas; Universidade Tecnoloógica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco.

    Licenciada em Português/Inglês, Mestre em Letras e Doutoranda em Desenvolvimento Regional. Professora de Ensino Médio no Colégio Sesi da Indústria

  • Adriana dos Santos Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Acadêmica do 3º período de Letras Português/Inglês do IFPR Campus Palmas.

Publicado

30-05-2025

Número

Sección

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores