ENTRE SER E TORNAR-SE PROFESSOR: NOÇÕES SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Daiane Padula Paz Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Roberto Carlos Bianchi Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0001-5760-5156
  • Fabiana Correa de Lorena Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Ivania Almeida Pilonetto Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas
  • Daniela de Paula Farias Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas; Universidade Tecnoloógica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco.
  • Adriana dos Santos Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

Palavras-chave:

Identidade docente, Formação, Educaçao

Resumo

O artigo inscreve-se na linha de formação docente no campo de estudo da identidade profissional docente. Realizado no Grupo de Extensão Identidade Profissional Docente e Competência Digital Docente: Desafios e demandas do Século XXI, deseja contribuir na promoção do entendimento sobre o que significa ser docente, evidenciando os processos e percursos que compõem essa identidade em constante transformação. Assim, relata estudos feitos pelo grupo, os quais denotam que:  i) Apesar dos diversos estudos sobre identidade profissional docente ainda há muito a se desvelar sobre essa profissão; ii) Há, principalmente entre os docentes de gerações anteriores, o entendimento da docência como vocação, o que fragiliza o valor dos processos formativos; iii) A profissionalização docente é um processo que implica no rompimento de aspectos culturais de reprodução e repetição de conteúdos; iv) É urgente a valorização social, financeira e profissional dos docentes.

Biografia do Autor

  • Daiane Padula Paz, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Docente do Colegiado de Letras e da Especialização em Linguagens Híbridas e Educação. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

  • Roberto Carlos Bianchi, Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul

    Docente do Colegiado de Letras do IFPR Campus Palmas. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFFS Campus Chapecó.

  • Fabiana Correa de Lorena, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Acadêmica do 7°período de Pedagogia no IFPR Campus Palmas.

  • Ivania Almeida Pilonetto, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Professora Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR Campus Pato Branco.

  • Daniela de Paula Farias, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas; Universidade Tecnoloógica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco.

    Licenciada em Português/Inglês, Mestre em Letras e Doutoranda em Desenvolvimento Regional. Professora de Ensino Médio no Colégio Sesi da Indústria

  • Adriana dos Santos Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas

    Acadêmica do 3º período de Letras Português/Inglês do IFPR Campus Palmas.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores