A FORMAÇÃO INICIAL E A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES DE ENSINO E OS NÍVEIS DE REFLEXÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Relatos de Experiência, PETCiências

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

  • Karim Francini Herlen , Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui ensino médio -segundo grau- pela escola Estadual de Educação Básica professor Francisco José Damke (2020). É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e bolsista CAPES. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC)

  • Roque Ismael da Costa Güllich , Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores