Cultura e Exclusão: a Urgência de um Olhar Sensível para a Educação

Autores/as

  • GABRIEL PADILHA Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Halferd Carlos Ribeiro Júnior
  • Lucas Rafael Lacerda de Paula Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim

Palabras clave:

exclusão, analise qualitativa, olhar sensitivo

Resumen

O texto reflete sobre como a escola lida com a diferença, não aquela valorizada nos discursos formais, mas a que desafia as normas estabelecidas — como alunos que não acompanham o ritmo, expressam-se de formas incomuns ou cometem erros incompreendidos. Para analisar essa dinâmica, recorre-se ao conceito de cultura escolar de Dominique Julia, que compreende a escola como um espaço onde são ensinados não só conteúdos, mas também comportamentos, valores e formas de pertencimento. Assim, a escola acaba produzindo exclusões sutis ao reforçar padrões do que é considerado "normal". O texto propõe uma análise do filme Capitão Fantástico para questionar quem, de fato, a escola está disposta a ensinar, sem buscar respostas prontas, mas provocando reflexão.

Publicado

30-05-2025

Número

Sección

Currículo e Políticas Educacionais