EL SUJETO EN ESPAÑOL: UNA PROPUESTA DE DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA MEDIA

Autores

  • Thyago Camargo Chaves UFFS- CHAPECÓ
  • Eduarda Barbosa Fistarol UFFS - Chapecó
  • Profª Drª Solange Labbonia

Palavras-chave:

Enseñanza de español, Contrastivo, Sintaxis

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

  • Thyago Camargo Chaves, UFFS- CHAPECÓ

    Acadêmico da nona fase do curso de Letras Português e Espanhol Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL) desde 2021, participando de projetos que investigam alternativas metodológicas para o ensino de línguas, gramática, escrita e literatura. Atua no área de linguiítica, com ênfase no quadro teórico da Gramática Gerativa. Sobre o trabalho com o PET, publicou os capítulos de livros: "Metáfora verde - meio ambiente, cultura e sociedade" (2022), "Metáfora verde, educação e meio ambiente" (2023), Monitoria em sintaxe: relato de experiência (2024a; 2024b). Entre 2023 e 2024 atuou como monitor de ensino nos Componentes Curriculares de Estudos da língua portuguesa III: sintaxe e Estudos da língua portuguesa IV: sintaxe do curso de Letras da UFFS. E desde 2024 desenvolve projetos de pesquisa sobre as orações relativas a partir da participação no grupo de estudos: Sintaxes. Atualmente, integra o colegiado do Curso de Letras como representante discente titular. Se interessa no desenvolvimento de projetos que possibilitem alternativas para o ensino, com objetivo do desenvolvimento das pesquisas na área e sua aplicação. 

    Informações coletadas do Lattes em 01/04/2025

  • Profª Drª Solange Labbonia

    Professora Adjunta II de Língua Espanhola e Linguística na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), campus de Chapecó, desde 2012. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Unesp (Universidade Júlio de Mesquita Filho), campus de São José do Rio Preto, SP e Mestrado em Letras pela mesma universidade. Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP (Universidade de São Paulo), SP. Participa dos grupos de pesquisas do CNPQ "Aquisição, aprendizagem e processamento de primeira e segundas línguas" e "Linguística Contrastiva, Tradução e elaboração de material didático: por um ensino de línguas voltado às especificidades do par português-espanhol". Atua principalmente nos seguintes ramos: Descrição da Língua Espanhola; Estudos comparados (Português/Espanhol); Gramática Discursivo-Funcional; Ensino de Língua Espanhola para brasileiros; Sintaxe (ordenação dos constituintes).

    Informações coletadas do Lattes em 18/03/2024

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas