CONTRIBUIÇÕES DE PROGRAMAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Ensino de ciências, Ligação teoria e práticaResumo
O presente trabalho enfatiza a necessidade de uma formação inicial robusta para professores, que vá além da mera transmissão de conteúdo e abrace a construção colaborativa do conhecimento, preparando cidadãos ativos, críticos e reflexivos. Apontamos uma lacuna na formação tradicional, onde o contato prático com a sala de aula é frequentemente tardio, resultando em despreparo para a realidade escolar. Nesse contexto, o trabalho se propõe a analisar a contribuição dos programas PET (Programa de Educação Tutorial), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) e PRP (Programa Residência Pedagógica) da UFFS - Campus Cerro Largo, a partir de trabalhos apresentados no SEPE (Seminario de Ensino, Pesquisa e Extensão), sobre a formação inicial de professores de Física. A investigação busca compreender o impacto desses programas, que proporcionam um contato precoce com o ambiente escolar, na construção da identidade profissional docente e na melhoria das políticas de formação, visando uma educação de qualidade para as futuras gerações.