FORMAÇÃO PARA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Equidade, Ciência, Investigação, Pesquisa científicaResumo
Este trabalho apresenta a experiência de formação continuada realizada com 74 professores da rede municipal de Cacique Doble/RS, com foco na educação para as relações étnico-raciais, conforme as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A formação, fundamentada em autores como Nóvoa (1992), Schön (1992), Tardif (2002) e Gomes (2005), teve como objetivo fomentar práticas pedagógicas interdisciplinares, inclusivas e antirracistas. Desenvolvida em formato híbrido, entre julho e dezembro de 2024, a proposta organizou-se em cinco eixos temáticos que integraram diferentes áreas do conhecimento. As metodologias adotadas incluíram rodas de conversa, análise de práticas pedagógicas e elaboração de planos de intervenção, com avaliação processual e formativa. Os resultados indicaram ampliação do conhecimento sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, além do fortalecimento da consciência crítica dos docentes. Limitações, como a necessidade de aprofundamento prático, foram identificadas para aprimoramento futuro. Conclui-se que a formação contribuiu para a construção de práticas escolares mais inclusivas e que a aproximação entre universidade e escola fortalece a educação para a equidade e justiça social, especialmente, valorizando o território como lugar de produção de conhecimento e de resistência.