IMPACTO DO USO DA IA (CHATBOT) NO ÂMBITO ACADÊMICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA TIRA NO INSTAGRAM

Autores

  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho Uem/Maringá
  • Pamela Tais Clein Capelin

Resumo

Neste estudo, objetiva-se refletir sobre uma tira publicada na rede social Instagram, que suscita reflexões sobre os impactos das tecnologias na educação e no mercado de trabalho. A pergunta de pesquisa investiga como o gênero discursivo tira no Instagram pode ser utilizado como um meio de comunicação para estimular a reflexão sobre os impactos das tecnologias na educação e no mercado de trabalho. Como hipótese, espera-se que este estudo contribua para (re)pensar o potencial do gênero discursivo tira no Instagram como ferramenta comunicativa, demonstrando seu valor para abordar questões emergentes, como os impactos das tecnologias na educação e a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. Para conduzir esta investigação, adota-se uma abordagem qualitativo-interpretativa, com fins explicativos. O método de análise e interpretação das informações é o dialético, com procedimento de caráter histórico, comparativo e monográfico. A investigação fundamenta-se nos estudos dialógicos da linguagem propostos por Bakhtin (2016 [1979]) e Volóchinov (2018 [1929]), bem como na perspectiva dos (multi)letramentos, conforme discutido por autores como Soares (2003), Kleiman (2006; 2008), Rojo ( 2013), Rojo e Barbosa (2015), Ribeiro (2025). Como resultado, destaca-se que o gênero discursivo tira no Instagram pode ser uma ferramenta potencial e atrativa para abordar temas complexos, como os impactos das tecnologias na educação e no mercado de trabalho. Seu potencial reside na capacidade de estimular a reflexão crítica e promover debates significativos, contribuindo para a atuação social dos sujeitos nos diversos campos da comunicação humana.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas