UMA ABORDAGEM GLOTOPOLÍTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS CERRO LARGO/RS

Autores

  • Angelise Fagundes da Silva
  • Luana Braga Liscano Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Glotopolítica; Língua Adicional; Indígenas

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre as questões linguísticas enfrentadas por estudantes indígenas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo–RS, a partir de uma abordagem glotopolítica. O objetivo foi identificar ações institucionais voltadas ao ensino de português como língua adicional para esse público. Para isso, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de: Administração, Letras Português e Espanhol, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas (Licenciatura) e Matemática, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo,  com alunos indígenas ativos entre 2023 e 2024, além do Terceiro Relatório do Programa PIN, da Política Linguística da Universidade (RESOLUÇÃO Nº 11/CONSUNI/UFFS/2018), do Programa de Língua vinculado às atividades do Centro de Línguas e da monitoria por público-alvo.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais