A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA MAIOR TERRA INDÍGENA DO PARANÁ

Autores

  • DIOMARA RÉNHRÁ LOURENÇO MATHIAS UNIFERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Resumo:

A educação especial inclusiva nas escolas indígenas da maior terra indígena do Paraná — a Terra Indígena Rio das Cobras— enfrenta desafios e avanços significativos. A proposta de inclusão busca respeitar a diversidade cultural e garantir o direito à educação para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nas escolas indígenas, a inclusão precisa considerar não apenas as necessidades específicas de cada aluno, mas também os saberes tradicionais, a língua materna e os valores culturais das comunidades. Apesar de políticas públicas que estimulam a inclusão escolar, as realidades locais ainda mostram carência de profissionais especializados, falta de materiais adaptados, infraestrutura inadequada e pouca formação continuada para os professores indígenas. No entanto, práticas pedagógicas adaptadas culturalmente, o fortalecimento da educação bilíngue e a valorização do protagonismo indígena na gestão escolar têm contribuído para avanços importantes. A construção de uma educação verdadeiramente inclusiva nas terras indígenas exige diálogo contínuo entre políticas educacionais, cultura indígena e práticas de educação especial.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais