FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO-SUJEITOESTUDANTE DE LETRAS EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Juliana Cristina Morona Doutoranda do PPGEL da UFFS Campus Chapecó
  • Caroline Mallmann Schneiders Professora Doutora e Orientadora pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo

Resumo

O presente trabalho, que é um recorte de nossa tese de doutoramento no 
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, busca analisar o modo como circula determinado(s) imaginário(s) sobre o sujeito-estudante de letras, investigando como o sujeito-estudante de letras é afetado por essas formações imaginárias a partir do objetivo geral do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol da UFFS, na sua formação inicial. Partimos da criação do Curso de Licenciatura em Letras, tomando o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) como objeto de leitura, para analisar a seguinte questão que nos guia no estudo: quais formações imaginárias sobre o sujeito-estudante de letras atravessam o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Letras na sua formação inicial? Como base teórica, ancoramo-nos na Análise de Discurso em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL), mobilizando as noções de formações imaginárias e o sujeito, a partir de Pêcheux (2014; 2015) e Orlandi (1984; 2020). 

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores