A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR: HISTÓRIA E INTERCORRÊNCIAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO.

Autores

  • Georgia Bastos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Dra. Maria Lucia Marocco Maraschin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

PROCESSOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO; FORMAÇÃO INICIAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

Este estudo tem como propósito compreender o processo constitutivo da formação de professores alfabetizadores do Brasil. Em razão disso, definimos como problema de pesquisa: o que diz a produção nacional acerca da formação do professor alfabetizador no Brasil? Configura-se em um estudo denominado pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. É objetivo geral deste estudo mapear e discutir as produções acadêmicas que circunscrevem o tema, objeto em tela, no recorte temporal dos anos de 2020 a 2023. Como resultados, destacamos que as produções acadêmico-científicas que se ocupam da temática da formação de professores alfabetizadores, e das especificidades em destaque no recorte temporal circunscrito neste estudo, foram realizadas por meio de teses e dissertações. O exercício da docência nesta perspectiva de cuidado com a formação inicial e continuada para o professor alfabetizador, pode vir a ressignificar o acesso aos instrumentos de luta em prol de uma cidadania igualmente ressignificada.

Biografia do Autor

  • Dra. Maria Lucia Marocco Maraschin, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora adjunta do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS Campus Chapecó. Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores