A PRESENÇA DE ESTUDANTES IMIGRANTES NAS ESCOLAS DE CHAPECÓ: UM PANORAMA QUANTITATIVO (2014–2023)

Autores

  • Luana Barth Universidade Federal do Rio Grande de Sul
  • Samara Saturnino Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vicente Neves da Silva Ribeiro UFFS

Palavras-chave:

Imigração, Chapecó, Educação Básica, Interculturalidade, Haiti, Venezuela

Resumo

Este trabalho apresenta um panorama quantitativo da presença de estudantes imigrantes nas escolas do município de Chapecó (SC) entre os anos de 2014 e 2023. Realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o estudo utilizou dados do Censo Escolar e registros da Secretaria Municipal de Educação para sistematizar informações sobre matrículas por nacionalidade, dependência administrativa e escola. Os resultados mostram um crescimento expressivo do número de matrículas de estudantes imigrantes no período analisado, passando de 94 estudantes em 2014 para 3.765 em 2023. As redes municipal e estadual de ensino concentraram a maior parte desse crescimento.  A análise por nacionalidade revelou o predomínio de estudantes venezuelanos, seguidos por haitianos. Esses dados ressaltam a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam uma educação intercultural capaz de acolher as experiências migratórias dos estudantes.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais