A PRESENÇA DE ESTUDANTES IMIGRANTES NAS ESCOLAS DE CHAPECÓ: UM PANORAMA QUANTITATIVO (2014–2023)
Palavras-chave:
Imigração, Chapecó, Educação Básica, Interculturalidade, Haiti, VenezuelaResumo
Este trabalho apresenta um panorama quantitativo da presença de estudantes imigrantes nas escolas do município de Chapecó (SC) entre os anos de 2014 e 2023. Realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o estudo utilizou dados do Censo Escolar e registros da Secretaria Municipal de Educação para sistematizar informações sobre matrículas por nacionalidade, dependência administrativa e escola. Os resultados mostram um crescimento expressivo do número de matrículas de estudantes imigrantes no período analisado, passando de 94 estudantes em 2014 para 3.765 em 2023. As redes municipal e estadual de ensino concentraram a maior parte desse crescimento. A análise por nacionalidade revelou o predomínio de estudantes venezuelanos, seguidos por haitianos. Esses dados ressaltam a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam uma educação intercultural capaz de acolher as experiências migratórias dos estudantes.