ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO MEME EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM E DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Jamily Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Como delimitação temática, o estudo deste resumo expandido, a partir da análise dialógica na perspectiva da linguagem como interação e dos multiletramentos, focaliza o gênero discursivo meme. Trata-se de uma pesquisa em andamento, que delimita o corpus ao enunciado nomeado Um pouco mais, esquete Tigas e os 300 de Esparta, viralizada pelo humorista Thiago Ventura (2023), a qual é resultado de uma paródia da cena do filme 300, em que o Rei Leônidas, interpretado por Gerard Butler, é o personagem parodiado. A pergunta que norteia o trabalho tem a seguinte questão: em que medida os memes resultantes da esquete Tigas e os 300 de Esparta (Ventura, 2023) apresentam novos significados e sentidos conforme as diferentes intencionalidades em sua disseminação nas redes sociais? Como hipótese, pressupõe-se que a intenção comunicativa dos memes seja promover uma avaliação da realidade, realizar uma crítica, proporcionar o humor e, conforme Dawkins (2007), compreender uma gama de textos-enunciados replicados com propósito imitativo. Assim, entende-se que, os memes originam-se de um enunciado já existente, escolhido para, por meio da compreensão do texto base, republicar, com diversas intencionalidades, um contextode produção específico e situado, próprio de vivências multiculturais e multissemióticas (Souza, 2013). O objetivo geral é analisar os pressupostos teóricos relativos aos estudos dialógicos da linguagem e dos multiletramentos, a fim de compreender, por meio do estudo do gênero, em que medida os memes resultantes da esquete Tigas e os 300 de Esparta (Ventura, 2023) replicam-se e (res)significam-se, materializando diferentes intencionalidades em sua disseminação. O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa teórica, fundamentada na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1976]; 2003[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e nos multiletramentos (Rojo; Moura, 2019; Rojo; Barbosa, 2015), de cunho qualitativo-interpretativo, de acordo com a Linguística Aplicada – LA (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), com fins explicativos (Severino, 2007; Lima, 2008). A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliográfica e documental, a partir do estudo teórico e do corpus investigativo. O método de análise principal é dialético, uma vez que seu foco é no processo e não somente nos resultados, tendo como procedimentos secundários o método histórico e comparativo. Como se trata de uma pesquisa ainda em andamento, então, os resultados apresentados são parciais. Até o momento, pela investigação, compreende-se que os memes representam uma forma de comunicação que abrange o meio comunicacional digital, combinando elementos linguísticos e visuais para mediar mensagens de maneira rápida e eficaz. A apropriação do tom épico e exageradamente cômico que Thiago Ventura faz na releitura do meme Um pouco mais impulsiona sua ancoragem nas mídias sociais, em função de sua intertextualidade, já que a linguagem presente reforça seu tom irônico, as multissemioses combinadas que propiciam mais humor também são relevantes para a construção de significados e na produção de sentidos. A ressignificação dos memes não só proporciona comicidade, mas também pode ser destaque em contextos diversos para representar algum cenário. Assim, sua circulação na cultura digital acontece de acordo com a recepção do público. No caso do meme em análise, a dinamicidade, dependendo do contexto em que estiver inserido nos diversos campos discursivos, representa uma avaliação da realidade, realizando crítica, bem humoradas, replicadas com propósito imitativo.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores