ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E UNIVERSIDADES FEDERAIS: ELOS E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Pamela Marmentini Corrêa UFFS
  • Silvania Regina Pellenz Irgang

Palavras-chave:

Educação Infantil; Universidades Federais; Formação docente; Políticas educacionais; Mães universitárias.

Resumo

O trabalho discute os desafios e possibilidades das Escolas de Educação Infantil vinculadas às Universidades Federais do Rio Grande do Sul, destacando sua importância para a formação inicial e continuada de professores, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e a permanência de mães universitárias no Ensino Superior. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em análise documental e pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia a relevância dessas instituições como espaços educativos e formativos, embora ainda enfrentem precarização e desvalorização. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas comprometidas com o fortalecimento dessas escolas como elos estratégicos entre a Educação Básica e a Universidade, superando a visão assistencialista e consolidando práticas pedagógicas inovadoras no contexto universitário.

Biografia do Autor

  • Pamela Marmentini Corrêa, UFFS

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim–RS. Acadêmica de Especialização em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional (UFFS). Especialista em Paulo Freire Pedagogia da Libertação (CENSUPEG). Graduada em Pedagogia. (UFFS).

  • Silvania Regina Pellenz Irgang

    Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Graduada em Pedagogia (UFSM).

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais