ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E UNIVERSIDADES FEDERAIS: ELOS E RESISTÊNCIAS
Palavras-chave:
Educação Infantil; Universidades Federais; Formação docente; Políticas educacionais; Mães universitárias.Resumo
O trabalho discute os desafios e possibilidades das Escolas de Educação Infantil vinculadas às Universidades Federais do Rio Grande do Sul, destacando sua importância para a formação inicial e continuada de professores, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e a permanência de mães universitárias no Ensino Superior. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em análise documental e pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia a relevância dessas instituições como espaços educativos e formativos, embora ainda enfrentem precarização e desvalorização. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas comprometidas com o fortalecimento dessas escolas como elos estratégicos entre a Educação Básica e a Universidade, superando a visão assistencialista e consolidando práticas pedagógicas inovadoras no contexto universitário.