MAIS FOLHAS VERDES, MENOS FOLHAS BRANCAS: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESEMPAREDAR DAS INFÂNCIAS
Palavras-chave:
PIBID; Desemparedar; Educação InfantilResumo
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) possui vários objetivos, porém um deles a articulação entre teoria e prática, a tão citada práxis educativa enunciada nos estudos e escritos de Paulo Freire e que fundamentam a formação profissional dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFFS. O PIBID Pedagogia - subprojeto Educação Infantil está inserido no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Criança Feliz, desde novembro de 2024. Durante este período, os acadêmicos bolsistas tiveram a oportunidade de inserir-se nos processos pedagógicos da instituição que possibilitam a profissionalização docente.
O desenvolvimento da proposta efetiva-se através de leituras, debates e discussões sobre as metodologias e didáticas relacionadas ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil e ainda, acerca das especificidades das crianças de 0 a 5 anos. Neste percurso, foi realizada a inserção dos estudantes no cotidiano da instituição educativa, bem como incentivo à participação em seminários com exposição de ideias e reflexões dos/as discentes, supervisora e coordenadora em encontros que acontecem quinzenalmente na universidade.
A fim de dar significado aos processos reflexivos realizados no programa, busca-se, através de visitas, monitoria participativa e observações com registro no diário de bordo, conhecer as dinâmicas cotidianas do Centro de Educação Infantil Municipal Ceim Criança Feliz.
Considerando que a Educação Infantil é um espaço educativo, complexo e dinâmico, em que é necessário compreender tal enredamento, certamente o programa possibilita ampliar as experiências para a formação dos futuros docentes, e em especial para as discussões do desemparedar das infâncias oportunizando às crianças explorar a área externa do Ceim e, principalmente, incentivar o contato com a natureza entre os dezoito bolsistas, as duas supervisoras e a coordenadora de área.