ENTRE ALFABETIZAR E MEDIAR: O DESAFIO COM CRIANÇAS AUTISTAS
Palavras-chave:
Autismo, Alfabetização, Mediação pedagogicaResumo
Este texto traz uma discussão sobre desafios e possibilidades do processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a importância da mediação pedagógica intencional. A partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica, fundamentada nos estudos de Bosa e Callias (2000), referenciamos os estudos das autoras sobre as especificidades cognitivas e socioemocionais que impactam a aprendizagem da linguagem por crianças autistas. A reflexão centra-se na necessidade de práticas pedagógicas organizadas, previsíveis e sensíveis às singularidades de cada sujeito, que valorizem diferentes formas de comunicação e expressão. Os resultados indicam que a alfabetização de crianças com TEA requer uma postura ética e ativa do professor, fundamentada na escuta atenta, na adaptação das propostas didáticas e no compromisso com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Concluímos que a mediação intencional, articulada a uma formação docente especializada, é importante para garantir o direito à aprendizagem e à autoria dessas crianças no ambiente escolar.