ESTUDO DOS MULTILETRAMENTOS EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: FORMAÇÃO REFLEXIVA CRÍTICA NO EJA.
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Dialogismo, Multiletramentos, Formação de Professores, EJA.Resumo
A delimitação temática deste estudo, em desenvolvimento, trata acerca do processo formativo inicial docente e os multiletramentos, a partir de um trabalho de regência no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Subprojeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Campus Realeza, Paraná, com foco no Núcleo de língua materna. A geração de dados é decorrente de quatro aulas ministradas em uma turma de 3º Ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da Rede Pública Estadual, localizada na microrregião de Capanema, Paraná, no período do segundo semestre letivo de 2023. A pergunta de pesquisa que orienta a investigação indaga em que medida o desenvolvimento de capacidades relacionadas aos multiletramentos pode contribuir para o processo formativo inicial docente em língua materna, com fins a melhorar o ensino direcionado aos anos finais de EJA. Como hipótese inicial, pressupõe-se que esse movimento didático-pedagógico contribui tanto para o fortalecimento da práxis docente do professor em formação inicial quanto da aprendizagem de língua materna de jovens e adultos, por meio dos multiletramentos. Nesse prisma, o objetivo geral é analisar os pressupostos teóricos relacionados à formação inicial docente e aos multiletramentos para as práticas sociais, a fim de compreender a contribuição desse estudo para o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos são: a) apresentar os aportes teóricos relativos ao processo de formação inicial docente e aos multiletramentos para as práticas sociais, na perspectiva dialógica da linguagem; b) investigar sobre a formação docente e os multiletramentos, em contexto específico de Educação de Jovens e Adultos (EJA); c) refletir acerca do processo formativo de trabalho com multiletramentos no ensino dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado. Justifica-se este recorte de pesquisa, em função de que se trata de um contexto vivenciado pela pesquisadora e de seu interesse. A realidade da qual emerge essa curiosidade investigativa é situada no processo formativo inicial docente na Universidade. O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa teórico-empírica, fundamentada na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1976]; 2003[1979]; Volóchinov, 2018[1929]), nos multiletramentos (Rojo, 2013) e na formação reflexiva crítica de professores (Kraemer, 2014). É de cunho qualitativo-interpretativo, de acordo com a Linguística Aplicada – LA), com fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliográfica e documental, a partir do estudo teórico e do corpus investigativo, bem como direta, por meio da pesquisa-ação realizada em Estágio Curricular Supervisionado com uma turma de EJA. O método de análise principal é dialético, uma vez que seu foco é no processo e não somente nos resultados, tendo como procedimentos secundários o método histórico, comparativo e monográfico. Como resultados, entende-se que a regência possibilita uma oportunidade concreta de desenvolver capacidades pedagógicas, relacionais e tecnológicas, essenciais para o exercício da docência na contemporaneidade. Logo, os resultados encontrados permitem refletir criticamente sobre a temática entre os pares, a partir das discussões provocadas em situação de compartilhamento das inferências e considerações decorrentes do estudo.