O GÊNERO PODCAST NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS IMIGRANTES

Autores

  • Eduardo Elian Vicari Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro

Resumo

Atualmente, de acordo com o relatório anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra, 2023), houve um aumento considerável nas solicitações de registro de residência de crianças e adolescentes imigrantes e refugiados de 0 a 18 anos no território brasileiro, alcançando o número de 66.031 em 2022, o ano mais recente analisado. Essas pessoas passam a dar continuidade a seus processos de escolarização no Brasil, o que faz com que muitas escolas brasileiras de Educação Básica recebam atualmente estudantes oriundos de diferentes países da América Latina e do Haiti, especialmente. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca investigar as potencialidades do uso do gênero discursivo podcast em aulas de Língua Portuguesa, analisando suas contribuições para a criação de uma sala de aula intercultural e acolhedora, bem como para o desenvolvimento de práticas de linguagem de estudantes imigrantes. Nosso objetivo é analisar os pressupostos teóricos dos gêneros discursivos, sob a perspectiva dialógica da linguagem, a fim de compreender em que medida o podcast pode ser utilizado em aulas
de LP para promover o desenvolvimento de práticas de linguagem e a inclusão de alunos imigrantes. A hipótese da pesquisa é que o uso do podcast em sala de aula poderá contribuir significativamente para o acolhimento desses alunos, proporcionando-lhes espaço e voz para abordar temas culturais e identitários, promovendo assim um ambiente intercultural entre eles e os estudantes brasileiros, ao mesmo tempo em que diferentes práticas de linguagem são incentivadas. Essa investigação está inserida no campo teórico da Linguística Aplicada e tem como base teórica a concepção bakhtiniana de gênero do discurso e a discussão sobre educação intercultural feita por Vera Candau. Em se tratando da metodologia, trata-se de abordagem qualitativa, que valoriza as interpretações e subjetividades dos sujeitos investigados, cujo desenvolvimento se dará por meio de revisão bibliográfica e produção de material didático para professores da Educação Básica. A metodologia qualitativa adotada contribui para a construção de novas perspectivas, análise e criação de conceitos em relação ao objeto de pesquisa.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas