MEDIAÇÃO LEITORA A PARTIR DAS OBRAS DO CLUBE DE LEITURA DOS ODS DA ONU

Autores

  • Ana Carolina Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Naiane Menta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriela Mattei de Morais Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Heloise Durval Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Clara Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Solange Cristina Braucks Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

meio ambiente, Formação Continuada, ODS

Resumo

O projeto descrito tem como objetivo capacitar professores da educação básica de cinco municípios do sudoeste do Paraná para a mediação de leitura de obras literárias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Itaipu Binacional, buscando integrar literatura e educação ambiental no contexto escolar. Foram selecionadas 14 obras, duas para cada ODS abordado, e desenvolvidos materiais de apoio, como uma revista pedagógica, para orientar a prática docente. A metodologia adotada foi qualitativa e baseada em pesquisa-ação, envolvendo atividades práticas com os alunos e eventos de socialização dos resultados. Cerca de 400 professores e 3.300 alunos foram diretamente impactados. Os primeiros resultados indicam uma participação ativa dos educadores e evidenciam a importância da literatura como ferramenta para a formação de uma consciência crítica e ambiental. O projeto conclui que ações que unem leitura, sustentabilidade e formação docente devem ser ampliadas para promover transformações educacionais e sociais.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores