A FORMAÇÃO EM LETRAS E A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ACONTECIMENTO

Autores

  • Vitor Rafael de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Vianna Machado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Demétrio Alves Paz
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

PIBID; formação docente; leitura; letramento; prática pedagógica.

Resumo

Pensar sobre a formação docente no curso de Letras é refletir sobre como nos tornamos professores capazes de ouvir, interpretar e transformar os sentidos que circulam na sala de aula. Este texto parte da necessidade de olhar para a aula de língua portuguesa como algo vivo, que acontece a partir das relações entre sujeitos, textos e contextos. Inspirado nas ideias de autores como Geraldi (2010), Neves et al. (2011), Bajour (2012) e Costa-Hübes e Bilhar (2024), o objetivo, portanto, é pensar sobre a prática pedagógica com base nas leituras que ajudam a construir um olhar mais atento e sensível para a linguagem. A escolha por esse tema vem contribuir para uma formação que ultrapasse a repetição de conteúdos e valorize a escuta, a autoria e o diálogo, pensando em uma prática reflexiva e suas contribuições na formação do sujeito

Biografia do Autor

  • Camila Vianna Machado, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Estudantes de Letras- Portugues/ Espanhol, bolsista PIBID campus Cerro Largo, RS.

  • Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa, Estágios e Práticas de Ensino. Universidade Federal da Fronteira Sul - campus de Cerro Largo

  • Demétrio Alves Paz

    Doutor em Teoria da Literatura. Professor Associado 2 de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, contato:

  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa e Linguística. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores