A FORMAÇÃO EM LETRAS E A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ACONTECIMENTO
Palavras-chave:
PIBID; formação docente; leitura; letramento; prática pedagógica.Resumo
Pensar sobre a formação docente no curso de Letras é refletir sobre como nos tornamos professores capazes de ouvir, interpretar e transformar os sentidos que circulam na sala de aula. Este texto parte da necessidade de olhar para a aula de língua portuguesa como algo vivo, que acontece a partir das relações entre sujeitos, textos e contextos. Inspirado nas ideias de autores como Geraldi (2010), Neves et al. (2011), Bajour (2012) e Costa-Hübes e Bilhar (2024), o objetivo, portanto, é pensar sobre a prática pedagógica com base nas leituras que ajudam a construir um olhar mais atento e sensível para a linguagem. A escolha por esse tema vem contribuir para uma formação que ultrapasse a repetição de conteúdos e valorize a escuta, a autoria e o diálogo, pensando em uma prática reflexiva e suas contribuições na formação do sujeito