ACESSIBILIDADE CURRICULAR AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS

Autores

  • Regiane Toigo Dias Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Juliana Matucheski Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Leidiani da Silva Reis Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

acessibilidade curricular, inclusão, processo ensino-aprendizagem

Resumo

O avanço e conquistas no campo das políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência trouxe um novo cenário para o ensino regular que tem recebido cada vez mais estudantes da educação especial. Frente a essa realidade surgem novos desafios para o  processo ensino-aprendizagem e necessidades singulares para a condução de um trabalho escolar efetivo junto a esse público, exigindo o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes. Assim sendo, o presente estudo tem por objetivo abordar a acessibilidade curricular, como prática fundamental para o atendimento de estudantes com deficiências e transtornos no contexto da modalidade regular da educação básica. 

Biografia do Autor

  • Regiane Toigo Dias, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Acadêmica do Curso de Educação Especial Inclusiva–2° semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Juliana Matucheski Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Acadêmica do Curso de Educação Especial Inclusiva–2° semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

  • Leidiani da Silva Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com pós-doutorado pela Uvigo/Espanha e pela UFSC/Brasil. Orientadora Prof.(ª) do Curso de Educação Especial Inclusiva, segunda licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul/Parfor/Capes.  

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Currículo e Políticas Educacionais