ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO: ROMPENDO COM A ALIENAÇÃO E CONSTRUINDO A AUTONOMIA INFANTIL
Palavras-chave:
Autonomia infantil, Desenvolvimento Psíquico, educação emancipatóriaResumo
O presente resumo discute a relevância da compreensão da psicanalise na formação de educadores e como ela pode contribuir para uma educação que seja mais acolhedora e voltada ao desenvolvimento psíquico saudável das crianças. Partindo de uma crítica direta aos métodos de ensino tradicionais, que são muitas vezes engessados e voltados à reprodução de conteúdos, o texto questiona como tal p´ratica está diretamente relacionada à lógica capitalista, fazendo perpetuar a alienação e limitando o pensamento crítico e emancipatório dos estudantes. Partindo da teoria de Winnicott, especialmente no conceito central de "mãe suficientemente boa", é possível refletir sobre o papel do educador como alguém responsável por fornecer um ambiente que seja seguro e acolhedor, favorecendo assim o desenvolvimento psíquico das crianças.
O texto propõe que a relação entre o educador e o estudante pode ser tão significativa quanto a relação mãe e bebê, desde que o educador esteja atento às especificidades de cada criança. Muitos professores, no entanto, não tem uma formação que comtemple a psicanálise, o que pode dificultar um olhar mais sensível e singular. Assim, o resumo defende que uma educação verdadeiramente libertadora precisa buscar romper com os modelos tradicionais e acolher os estudantes em sua totalidade, reconhecendo seu contexto social e cultural. Para isso, é essencial que o educador promova práticas que respeitem a infância, valorizem a escuta e favoreçam a construção da autonomia desde os primeiros anos de vida.