ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO: ROMPENDO COM A ALIENAÇÃO E CONSTRUINDO A AUTONOMIA INFANTIL

Autores

  • Ester da Silva Matar Felini UNIOESTE
  • Dra. Giseli Monteiro Gagliotto UNIOESTE

Palavras-chave:

Autonomia infantil, Desenvolvimento Psíquico, educação emancipatória

Resumo

O presente resumo discute a relevância da compreensão da psicanalise na formação de educadores e como ela pode contribuir para uma educação que seja mais acolhedora e voltada ao desenvolvimento psíquico saudável das crianças. Partindo de uma crítica direta aos métodos de ensino tradicionais, que são muitas vezes engessados e voltados à reprodução de conteúdos, o texto questiona como tal p´ratica está diretamente relacionada à lógica capitalista, fazendo perpetuar a alienação e limitando o pensamento crítico e emancipatório dos estudantes. Partindo da teoria de Winnicott, especialmente no conceito central de "mãe suficientemente boa", é possível refletir sobre o papel do educador como alguém responsável por fornecer um ambiente que seja seguro e acolhedor, favorecendo assim o desenvolvimento psíquico das crianças.

O texto propõe que a relação entre o educador e o estudante pode ser tão significativa quanto a relação mãe e bebê, desde que o educador esteja atento às especificidades de cada criança. Muitos professores, no entanto, não tem uma formação que comtemple a psicanálise, o que pode dificultar um olhar mais sensível e singular. Assim, o resumo defende que uma educação verdadeiramente libertadora precisa buscar romper com os modelos tradicionais e acolher os estudantes em sua totalidade, reconhecendo seu contexto social e cultural. Para isso, é essencial que o educador promova práticas que respeitem a infância, valorizem a escuta e favoreçam a construção da autonomia desde os primeiros anos de vida.

 

Biografia do Autor

  • Dra. Giseli Monteiro Gagliotto , UNIOESTE

    Giseli Monteiro Gagliotto é Pós-Doutora em Psicologia (2015) pelo Observatório da Sexualidade da UNIDEP, no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento, do Instituto Universitário da Maia-Portugal. É Doutora em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (PPG conceito 5 CAPES).Psicanalista e Membro Fundadora do Movimento Lacaneano do Centro Oeste do Paraná- Irati/PR. Concluiu o Mestrado em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 2000. Graduou-se em Psicologia na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC no ano de 1997 e em Pedagogia na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina em 1994. É Docente Associada C do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. É líder do Laboratório e Grupo de Estudos, Pesquisas Ensino e Extensão: "Educação e Sexualidade" - LABGEDUS, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, coordenando a linha de pesquisa intitulada "Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre Infância, Sexualidade e Educação Sexual e sua importância para a formação docente". tem interesse de investigação e aprofundamento conceitual para as questões da Educação, Infâncias, Adolescências, Sexualidades, Educação Sexual, Educação e Violências, Educação e Saúde Mental, Educação e Estudos de Gênero, Diversidade Sexual, Educação e Psicanálise e Formação de professores/as. Autora de diversos livros que envolvem as temáticas de suas pesquisas, extensões e ensino.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores