ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE ALUNOS ESTRANGEIROS NA EBM FLORESTAN FERNANDES: DIFICULDADES E INTERESSES

Autores

  • Emylle da Silva Santos Universidade da Fronteira Sul - UFFS
  • Joana Beatriz Dickel Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
  • Zeney Olivia Pompelli Michelon universidade Federal Fronteira Sul
  • Igor de França Catalão universidade Federal Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Alunos Estrangeiros, Adaptação e Socialização

Resumo

Um ponto importante sobre a pesquisa em questão, é que ela ainda está em construção e orientação para obtenção de resultados mais sólidos e conclusivos, teve como objetivo principal entender como está ocorrendo a adaptação e socialização dos alunos estrangeiros no ambiente escolar, bem como levantar dados sobre suas dificuldades e interesses para auxiliar em sua integração no Brasil. 

Os resultados obtidos demonstraram ser intrigantes e suscitaram questionamentos durante as reuniões semanais do PIBID - Interdisciplinar HIS/GEO. Considerou-se relevante compartilhar as descobertas e os resultados derivados das respostas coletadas de crianças de pouca idade.

Este estudo foi desenvolvido em colaboração por duas discentes da Universidade Federal Fronteira Sul. Como está em desenvolvimento e não há resultados conclusivos, adicionei um questionário transcrito para um embasamento de como pesquisa está sendo direcionada, todos os questionários estão com as respostas exatas dos alunos não corrigindo nenhum erro gramatical e contendo informações adicionais retiradas dos áudios já citados, que foram necessários para mais informações.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores