PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICO-SEMIÓTICA NO PROCESSO DE LEITURA: ESTUDO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM DO GÊNERO MEME NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho Uem/Maringá
  • Pamela Tais Clein Pardinho Uem
  • Márcia Adriana Dias Kraemer

Resumo

Este artigo tem como tema o estudo do gênero discursivo meme, com vistas ao (re)conhecimento de sua dimensão contextual e linguístico-enunciativa. A delimitação do estudo focaliza a Prática de Análise Linguístico-Semiótica - PAL-S no processo de leitura de textos-enunciados do gênero discursivo meme postado em redes sociais. A pergunta que norteia a pesquisa busca indagar em que medida a PAL-S contribui para o desenvolvimento de capacidades leitoras no processo de letramentos para as práticas sociais. O objetivo, portanto, é, a partir da literatura pertinente, analisar um textos-enunciado em situação específica de comunicação, para estudos de práticas linguageiras em âmbito educacional. Justifica-se a proposta em função da importância de ampliar as capacidades linguísticas, epilinguísticas e metalinguística, dos sujeitos sociais, no ambiente escolar-acadêmico, por meio da formação inicial e continuada de professores de língua materna. A investigação - de caráter teórico, qualitativo-interpretativista e com fins explicativos -, subsidia-se nos pressupostos da Análise Linguística – LA (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna e De Grande, 2019), da perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e dos estudos dos multiletramentos (New London Group, 1996; Rojo, 2019; Rojo; Barbosa, 2015). A geração de dados acontece por meio de documentação indireta – ancorada em literatura especializada nesse campo de atividade humana, bem como a partir do corpus investigativo, decorrente de postagem em redes sociais. O método de análise e de interpretação das informações é dialético, com procedimentos técnicos de cunho histórico e comparativo. Como resultados, percebe-se que, na formação inicial e continuada de professores de língua materna, um caminho profícuo para ampliar as capacidades leitoras, considerando os sujeitos, sócio-histórico e ideologicamente constituídos, é por meio do estudo dos (multi)letramentos para as práticas sociais, ancorados na LA e na perspectiva dialógica da linguagem, bem como no desenvolvimento da PAL-S no processo de leitura.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas