A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS  NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Autores

  • Alessandra Petry Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cleusa Inês Ziesmann UFFS

Resumo

Nas últimas décadas, o cenário educacional brasileiro tem se transformado significativamente com o avanço das políticas públicas voltadas à inclusão escolar. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de atender às especificidades da comunidade surda, reconhecida não apenas como um grupo com necessidades educacionais específicas, mas como uma minoria linguística e cultural. A presença de estudantes surdos nas escolas regulares demanda mais do que infraestrutura acessível: exige uma formação docente qualificada, sensível e comprometida com práticas inclusivas. A ausência de preparo dos professores para lidar com a Língua de Sinais, com a cultura surda e com metodologias de ensino bilíngue compromete a efetivação do direito à educação com equidade.

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a importância da formação docente para a efetivação da educação de surdos nos espaços escolares, refletindo sobre os desafios enfrentados pelos educadores, os marcos legais que sustentam a prática inclusiva, e as estratégias formativas que favorecem a construção de ambientes escolares bilíngues e acessíveis.

Assim, discutir a formação docente para a educação de surdos é essencial para compreender os caminhos e os desafios da inclusão no Brasil, sobretudo, no que se refere à construção de espaços escolares acessíveis, acolhedores e respeitosos às diferenças linguísticas e culturais.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores