A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALFABETIZADOR: OS SABERES DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA E O CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
AD, HIL, Alfabetização, Lingu´ística, PedagogiaResumo
Neste artigo, fundamentados nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) de linha franco-brasileira e em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL), buscamos compreender de que maneira a organização curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vincula, via ementários, as concepções de língua e como esses saberes da ciência linguística afetam na constituição do perfil do professor alfabetizador. Para esses objetivos, e buscando uma interlocução entre a Linguística e a Pedagogia, analisamos como corpus as ementas das disciplinas “Linguagens, alfabetização e letramentos I”, “Linguagens, alfabetização e letramentos II” e “Ensino de língua portuguesa: caminhos teórico-metodológicos” que fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (PPC). Os resultados explicitam uma tensão entre a língua imaginária e a língua fluida. Como efeito, compreendemos a relevância de ensinar os aspectos específicos da língua, evidenciando a contribuição da linguística, mas sem desconsiderar seu funcionamento discursivo. Essas posições desafiam a concepção de língua como um objeto técnico, proporcionando um olhar mais abrangente que integra a diversidade linguística e as condições de produção como elementos fundamentais no ensino da leitura e da escrita da Língua Portuguesa no processo de alfabetização.