SOBRE O SENTIDO DA IDENTIDADE DOCENTE
Palavras-chave:
Identidade docente, Ensinar, papel docenteResumo
O texto "Sobre o sentido da identidade docente" aborda a complexidade do ser professor a partir de sua etimologia, significado e implicações sociais. Ensinar é entendido como um ato de deixar marcas nos outros, o que carrega uma enorme responsabilidade ética e formativa. A docência, portanto, vai além do ato de transmitir conteúdo: ela representa uma ação transformadora, marcada por escolhas conscientes sobre o que e como ensinar, tendo impacto direto na formação humana e na sociedade.
A discussão teórica passa por reflexões históricas, com destaque para as metáforas pedagógicas de Sócrates, que associava a docência ao papel da parteira e do escultor, revelando a importância de ajudar o educando a “dar à luz” ao conhecimento e moldar seu pensamento de forma crítica. Ao longo do tempo, o papel do professor foi se modificando conforme as necessidades sociais, passando de transferidor de saberes a transformador de aprendizagens.
Na perspectiva de Paulo Freire, central no texto, ensinar é um ato político, ético e de amor, no qual educador e educando aprendem juntos. Freire defende que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. Assim, a identidade docente se constitui no cotidiano, a partir da história de vida, dos valores e da consciência crítica de cada professor. Ser docente, portanto, é um processo contínuo de reflexão e transformação, essencial para formar sujeitos conscientes, críticos e autônomos.