SOBRE O SENTIDO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Mara Antunes Ribas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcio Luís Marangon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Taina da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Carolina Gabriella Monteiro dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Identidade docente, Ensinar, papel docente

Resumo

O texto "Sobre o sentido da identidade docente" aborda a complexidade do ser professor a partir de sua etimologia, significado e implicações sociais. Ensinar é entendido como um ato de deixar marcas nos outros, o que carrega uma enorme responsabilidade ética e formativa. A docência, portanto, vai além do ato de transmitir conteúdo: ela representa uma ação transformadora, marcada por escolhas conscientes sobre o que e como ensinar, tendo impacto direto na formação humana e na sociedade.

A discussão teórica passa por reflexões históricas, com destaque para as metáforas pedagógicas de Sócrates, que associava a docência ao papel da parteira e do escultor, revelando a importância de ajudar o educando a “dar à luz” ao conhecimento e moldar seu pensamento de forma crítica. Ao longo do tempo, o papel do professor foi se modificando conforme as necessidades sociais, passando de transferidor de saberes a transformador de aprendizagens.

Na perspectiva de Paulo Freire, central no texto, ensinar é um ato político, ético e de amor, no qual educador e educando aprendem juntos. Freire defende que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. Assim, a identidade docente se constitui no cotidiano, a partir da história de vida, dos valores e da consciência crítica de cada professor. Ser docente, portanto, é um processo contínuo de reflexão e transformação, essencial para formar sujeitos conscientes, críticos e autônomos.

Biografia do Autor

  • Mara Antunes Ribas, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica  do  Curso  de Licenciatura em Pedagogia, 7° Fase - 1/2025. Universidade da Federal da Fronteira Sul, UFFS, Realeza-PR, Brasil.

  • Márcio Luís Marangon, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em Educação, professor do Magistério Superior - Pedagogia - UFFS.

  • Carolina Gabriella Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica  do  Curso  de Licenciatura em Pedagogia, 7° Fase - 1/2025. Universidade da Federal da Fronteira Sul, UFFS, Realeza-PR, Brasil.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores